Ínicio / Tecnologia / Tecnologia ganha papel de destaque no futuro da indústria de petróleo e gás

Tecnologia ganha papel de destaque no futuro da indústria de petróleo e gás

Brasil sediará a O&G TechWeek, primeiro evento de tecnologia voltado para o setor.

x27102

Inteligência artificial, palestras nacionais e internacionais, experiências interativas e talk shows sobre tecnologia voltada para petróleo e gás. A O&G TechWeek, organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), é o primeiro evento brasileiro de tecnologia focado no setor. Inspirado no sucesso da Arena de Tecnologia da Rio Oil & Gas 2016 e nos principais eventos de tecnologia do mundo, o congresso apresentará as tecnologias revolucionárias aplicadas pelo setor e as tendências que vão construir o futuro da indústria. O encontro acontecerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, espaço inspirador de novas ideias, entre 21 e 25 de agosto.

– Na Arena de 2016, empresas de tecnologia e inovação transversais à indústria de energia exibiram, num ambiente exclusivo, seus produtos e serviços inovadores. Esse espaço foi o item mais bem avaliado pelos participantes e nos motivou a dar continuidade a esse trabalho, ampliando o escopo e o alcance – explicou Milton Costa Filho, Secretário Geral do IBP.

2610

A O&G TechWeek terá uma programação dinâmica e interativa, que irá estimular novas formas de pensar e gerar insumos de como as empresas e profissionais poderão enxergar melhor o futuro, diante dos desafios do mercado.

– A ideia é colocar frente a frente todas as ofertas digitais já disponíveis ou que estejam vindo com muita força e velocidade, face às demandas e desafios da indústria de petróleo e gás. A inovação tecnológica, bem aplicada à indústria, gera maior produtividade, competitividade, eficiência e segurança. Portanto, é preciso acompanhar as tendências e estar atento aos movimentos do mercado e aos sinais de mudanças – completou Milton.

Para acompanhar essa revolução tecnológica, durante cinco dias, diversos assuntos pertinentes à indústria serão divididos em temáticas como Tendências, Upstream, Downstream, Gás e Energia e Sociedade Tecnológica. No total, são 20 palestras com 60 nomes nacionais e internacionais que vão debater estudos de casos e promover atividades interativas e talk shows.

Com formato diferente de outros congressos da indústria de óleo e gás, o público terá a oportunidade de compartilhar ideias, fazer network, trocar experiências e conectar-se pessoalmente às grandes novidades. Temas como o futuro do emprego, implicações jurídicas da revolução digital, carro voador e robótica estarão em pauta na programação.

Peter Kronstrøm, sócio do Copenhagen Institute for Futures Studies na América Latina e fundador do Future Lounge, palestrará sobre o surgimento de novas profissões com a chegada da revolução digital.

Para Peter, a inteligência artificial já faz parte da próxima onda de inovação, promovendo grandes mudanças devido a sua alta capacidade tecnológica, principalmente quando integrada com outras tendências disruptivas como realidade virtual, internet das coisas, entre outras.

– A inteligência artificial vai transformar a nossa sociedade, pois nossos trabalhos serão substituídos por robôs. Toda ruptura gera novas necessidades. Logo, temos uma mudança no estilo de trabalho, que será mais voltado para a criatividade e pensamento no futuro – disse.

Ele aponta ainda que entre as megatendências para os próximos anos estão questões como a sustentabilidade, a democratização, a automatização e o desenvolvimento tecnológico.

– Os smartphones revolucionaram os últimos dez anos e a grande questão é saber qual será a grande revolução dos próximos dez, o que é muito difícil. Pode ser a Inteligência Artificial e pode não ser – disse.

Outros assuntos de grande relevância para o setor de óleo e gás como Internet das Coisas, Big Data, Nanotecnologia, Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Segurança da Informação e Drones também serão abordados na TechWeek.

Congresso Rio Automação

Simultaneamente a TechWeek, nos dias 22 e 23 de agosto acontece a 9ª edição do Rio Automação 2017, tradicional evento voltado aos profissionais de automação e instrumentação, no Centro do Rio.

Com o lema “Instrumentação e Automação: promovendo a competitividade e eficiência operacional”, o Rio Automação debaterá temas como Indústria 4.0, Internet das Coisas, Automação Remota, Empreendedorismo e Segurança da Informação.

As inscrições para o Rio Automação podem ser feitas pelo site www.ibp.org.br/eventos/rio-automacao.

Já a programação e as inscrições para a O&G TechWeek estão disponíveis no site do evento: www.ogtechweek.com.br/.

RedetvFonte: O Globo

 

 

Além disso, verifique

Jovem é morta eletrocutada por cabo de iPhone enquanto dormia

Médicos confirmaram que a morte da adolescente foi causada por uma descarga elétrica. Thi Xoan ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *